


Sua Beatitude e Eminência Mar Bechara Boutros
Patriarca Maronita nomeado pelo Papa Bento XVI para a Igreja Católica do Oriente
Sua Santidade, Servo dos servos de Deus, Papa Francisco
Bispo de Roma
226º Sucessor de São Pedro
Líder mundial do cristianismo.
Dom Edgard Madi
Bispo Maronita SP
Indicado pelo Vaticano para ser
Bispo Maronita do Brasil
Catedral Nossa Sra. do Líbano - SP
Os Maronitas são os Cristãos Católicos Orientais que devem seu nome a São Marun. Em documentos siríacos muito antigos, podemos ler esses vocábulos: Os fieis de Beth (casa) Marun, Calcedônios de Beth Marun, aqueles de Mar Marun; Esses vocábulos significam uma única palavra que os substituirá, a palavra Maronita que será dada a um povo que no Patriarcado de Antioquía seguiu a orientação religiosa de São Marun e seus discípulos.
A Igreja Maronita é uma Igreja católica, de rito oriental, em plena comunhão com a Sede Apostólica Romana, ou seja, ela reconhece a autoridade do Papa. Tradicional no Líbano, essa Igreja Oriental possui ritual próprio, diferente do rito Latino adotado pelos católicos ocidentais. O rito maronita prevê a celebração da missa em língua siro-aramaico, a língua que Jesus Cristo falava.
ٍA Igreja Católica possui duas raízes: a ocidental ou romana e a oriental. Dentro desta segunda, quatro são as sedes patriarcais que marcaram sua historia: Jerusalém, Alexandria (Egito), Antioquia e Constantinopla. Dentro do grupo de Igrejas antioquenas existem dois grupos: sírio-ocidental e sírio-oriental. A Igreja Maronita forma parte do grupo sírio-ocidental, sendo o siríaco sua língua litúrgica. Integra-se, pois, na tradição cristã oriental, sendo seu povo das raízes mais antigas de toda a Cristandade.
A Igreja Maronita é a única entre todas as Igrejas orientais que permaneceu em plena comunhão com Roma durante todos os séculos, apesar das tremendas provações suportadas pelos Maronitas e causadas pelos Monofisitas, Bizantinos, Mamelucos e Otomanos ( Turcos). Além disso, essa Igreja constitui um fato único dentro da Igreja universal. Ela é a única no mundo que nunca teve uma facção separada do Catolicismo.Todas as outras Igrejas Católicas têm paralelamente a elas uma ou mais Igrejas gêmeas separadas do Catolicismo. Assim da Igreja Latina ou Romana se separaram os Protestantes e os Anglicanos. Todas as Igrejas Orientais Católicas, menos a Igreja Maronit; que se divide em duas facções desiguais, uma Católica e outra Ortodoxa.

Sua Santidade
Papa Francisco
Servo dos servos de Deus.
Bispo de Roma
226º Sucessor de São Pedro
Líder mundial do cristianismo.

Sua Beatitude e Eminência Mar Bechara Boutros
Patriarca Maronita nomeado pelo Papa Bento XVI para a Igreja Católica do Oriente
