■ PARÓQUIA
Somos uma paróquia Sui Iuris de rito siríaco ocidental, Católica Apostólica Oriental, em plena comunhão e obediência ao Santo Padre o Papa Francisco, nosso Patriarca é Mar Béchara Boutros Raï. Nossa origem remonta à comunidade fundada por Maron, um monge siríaco-arameu do século IV venerado como santo.




Embora com número relativamente reduzido hoje em dia, os Maronitas ainda são um dos principais grupos etnorreligiosos do Líbano. A Igreja Maronita afirma que, desde o começo, sempre teve comunhão com a Igrejas Católica. Esta comunhão foi reafirmada de fato em 1182, quando passou a haver comunicação entre as Igrejas Maronita e a Sé Apostólica. Em novembro de 2012, o Papa Bento XVI nomeou o Patriarca Maronita Bechara Boutros al-Rai como Cardeal.
A IGREJA MARONITA, É A IGREJA CATÓLICA NO ORIENTE.
A Igreja Maronita é regida por um patriarca. Hoje, o patriarca é Mar Bechara Boutros Rai. A comunhão da Igreja Maronita com a Igreja Romana foi reafirmada em 1182 quando passou a haver entendimento e comunicação entre elas. Em NOV/2012, o Papa Bento XVI, nomeou o Patriarca Bechara como cardeal.
Junto com o povo maronita, são muito tracionais no Líbano. Os maronitas são um dos povos mais antigos de toda a cristandade. Viviam no Patriarcado de Antióquia na Síria e seguiam a orientação religiosa de SÃO MARON e seus discípulos. Hoje, Antioquía corresponde a cidade de Antáquia na Turquia. O nome maronita é derivado de SÃO MARON.
No Brasil, a Igreja maronita possui sete catedrais chamadas Catedral de Nossa Senhora do Líbano localizadas nas cidades de São Paulo, Baurú, Belo Horizonte, Piracicaba, Porto Alegre, São José do Rio Preto e Rio de Janeiro; e 5 paróquias chamadas Paróquia São Charbel localizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Guarulhos e Suzano.
Que a paz do Senhor esteja convosco! A comunidade da Paróquia São Charbel, localizada no setor Noroeste em Brasília, está de braços abertos para recebê-lo.
Venha construir conosco uma comunidade católica viva no Noroeste!
Padre Marun - Pároco